O Ministério da Cultura e Turismo, em parceria com a empresa portuguesa INOVAMAIS, Centro Cultural Português e o estúdio ANIMA, promovem, nos dias 14 e 15 de Setembro, na capital do País, um seminário sobre criatividade e empreendedorismo no sector das  indústrias criativas.

A iniciativa, a decorrer sob o lema “Descobre o potencial das indústrias criativas”, enquadra-se no conjunto de acções que têm ocorrido no País, na dinamização da cultura em Moçambique.

Segundo Roberto Dove, Director Nacional das Industrias Culturais e Criativas, o evento reveste-se de maior  importância para o sector, pois  baseia-se em dois aspectos compactuais,  que são as indústrias culturais e criativas, que representam o patrimônio cultural e a criatividade.

Neste encontro pretende-se que os fazedores de artes e cultura possam apresentar suas experiências de empreendedorismo, que também concorrem para a implementação das políticas culturais e criativas,  por um lado, como também das ações subsequentes em torno da criação do fórum nacional do sector.

A Criative Track  tem relação com cerca de 80 países de todo o mundo e pela primeira vez realiza esta  acção em Moçambique, colaborando num conjunto de actividdaes organizadas pelo Ministério da Cultura e Turismo.

A iniciativa “Criative Tracks” é co-financiada pela União Europeia e liderado pela empresa INOVAMAIS – empresa portuguesa especializada em gestão de projectos internacionais.

O evento irá juntar cerca de 50 jovens criativos oriundos de várias províncias (música, dança, teatro, design, etc.), empresas, formadores, especialistas e financiadores, para explorar o potencial da aliança entre empreendedorismo e criatividade no século XXI.

 Serão também exploradas possibilidades de cooperação com empreendedores e entidades de outras regiões do mundo.

As Indústrias Culturais e Criativas são hoje reconhecidas, a nível mundial, como um sector de grande potencial. A criatividade, o conhecimento cultural e a propriedade intelectual são as bases para criar e disponibilizar novos produtos e serviços.