Comemora-se, a 18 de Maio corrente, o Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que se celebra desde o ano de 1977, por iniciativa da Organização Mundial para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), através do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
As celebrações decorrem sob o lema: Os Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. Este lema vai de encontro com as actuais dinâmicas dos Museus que, de instituições aparentemente estáticas, vem assumindo um maior protagonismo, reinventando-se, para se tornarem mais interventivos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis e móveis. 
Assim, tem vindo a decorrer um conjunto de acções comemorativas como debates, seminários e visitas guiadas, através de iniciativas de instituições museológicas públicas e privadas. 
Importa referir que o presente ano reveste-se de um elevado significado em matéria de preservação e promoção dos valores culturais em Moçambique. Com efeito, foi a 30 anos que o Governo de Moçambique criou o Museu Nacional de Arte (MUSART). 
Neste âmbito, o Ministério da Cultura e Turismo exorta aos profissionais e amantes dos museus, e ao público em geral a participarem activamente nas celebrações do Dia Internacional dos Museus. Outrossim, que esta data sirva para uma reflexão sobre o papel dos museus na preservação e salvaguarda do património cultural e no fortalecimento da identidade nacional.