Ministério da Cultura e Turismo

FREDSON BACAR INSTA AOS FAZEDORES DAS ARTES E CULTURA A DIVULGAREM O NOSSO MOSAICO CULTURAL

O Vice-Ministro da Cultura e Turismo Fredson Bacar, dirigiu no dia 21 de Maio, na cidade de Maputo, as cerimónias do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento. A data foi celebrada sob o lema “Construindo Melhor Rumo à um sector de Cultura mais Resiliente e Impactante ao longo da COVID-19 e da Década de Acção”.

O evento decorreu na Feira de Artesanato (Flores e Gastronomia) de Maputo (FEIMA), com exibição de várias expressões artístico-culturais, destacando exposições de arte e artesanato, livros e gastronomia.

Na sua intervenção, o governante fez referência as celebrações da Semana e do Dia 25 de Maio, Dia de África que é comemorado num ano especial, pelo facto dos Chefes de Estado e de Governos da União Africana o terem declarado 2021 ano das “Artes, Cultura e Património da Humanidade: Alavancas para a Construção da Africa que Queremos”.

Fredson Bacar, afirmou que “as celebrações culturais estimulam o respeito e a abertura de espírito para outras culturas. Significa entender que cada indivíduo é único e é necessário respeitar as diferenças individuais a todos os níveis. O Dia da Diversidade Cultural é um meio de celebrar essas diferenças. A frase “pense global, mas aja localmente”, forneceu a inspiração para entender que o mundo é de facto uma sociedade multicultural em que cada cultura tem um papel a desempenhar. A efeméride contribui para uma sensação de conforto e sentimento de pertença porque a celebração reúne famílias e permite que as pessoas se reconectem com os amigos, onde se reforçam valores como liberdade, fé, integridade, uma boa educação, responsabilidade pessoal, uma forte ética de trabalho e o valor de ser altruísta.”

Na sequência, o dirigente instou aos fazedores das artes e cultura, a não deixarem que o COVID19, a questão dos insurgentes em Cabo Delgado e a instabilidade na zona centro os abalem, pois não há mal que tire o prazer daquilo que melhor sabemos fazer, “a ARTE”. Juntos somos mais fortes e podemos ultrapassar todos os obstáculos. Continuemos a conservar, preservar, promover e a realizar uma ampla divulgação do nosso vasto e rico património natural, material e imaterial, como museus, monumentos e sítios históricos, matas sagradas, as danças e canções, as fontes orais e escritas, entre outras para usufruto da população e para o fomento do turismo cultural.”

De referir que a semana comemorativa do Dia de África coincide com o 58º aniversário da criação da União Africana a 25 de Maio 2021, no quadro do espírito UBUNTU para as “Artes, Cultura e património da Humanidade: Alavancas para a Africa que Queremos”.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: