Ministério da Cultura e Turismo

ELDEVINA MATERULA DIRIGIU CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA SEMANA
AFRICANA

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, procedeu no dia 18 de Maio, em Maputo, ao lançamento da Semana de África, que, no presente ano, se celebra sob o lema “Artes, Cultura e Património da Humanidade: alavanca para a construção da África que queremos”.

A Semana Africana, que hoje arranca, será marcada por actividades de índole cultural, acadêmicas e políticas, com abrangência nacional e a prestimosa participação das comunidades africanas residentes em Moçambique.

Estas celebrações terão o seu ponto mais alto no Dia 25 de Maio, consagrado como Dia de África.

No evento desta terça-feira, Eldevina Materula, em nome do Governo de Moçambique, afirmou que “é nossa expectativa que estas celebrações venham, uma vez mais, consolidar e estreitar as relações de amizade, cooperação e solidariedade que nos é intrínseco, como moçambicanos e africanos. Estas celebrações tornaram-se uma imposição histórica pelos ganhos alcançados pela OUA e pelas conquistas que se vêm registando com a evolução para UA, tendo como raiz o pan-africanismo que manifestava a solidariedade entre intelectuais de origem africana, espalhados pelo mundo.

Materula disse ainda que “a nossa prioridade, enquanto Governo de Moçambique, é de continuar empenhados no restabelecimento da tranquilidade e segurança em todo o território nacional, na promoção da Paz, condição indispensável para a promoção do bem-estar dos moçambicanos. É neste sentido que gostaríamos de renovar o nosso compromisso de juntos, numa só voz, inspirada nos valores do pan-africanismo, agirmos para debelar os males que enfermam o nosso país e o continente africano”.

No evento, estiveram personalidades do corpo diplomático representadas pelo Embaixador da Zâmbia Paul William Lumbi, em representação do Decano do Grupo do Corpo Diplomático Africano em Maputo. Importa referenciar que a semana comemorativa do Dia de África coincide com o 58º aniversário da União Africana.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: