Ministério da Cultura e Turismo

MOÇAMBIQUE PARTICIPOU NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DE ÁFRICA – INDABA

Decorreu, nos dia 03 de Maio de 2022, a maior mostra do turismo de África: INDABA 2022. O evento arrancou no Inkosi Albert Luthuli Convention Centre (Durban ICC), na Cidade de Durban, na África do Sul. No local, encontram-se presentes mais de 635 compradores e estão previstos cerca de 22.000 encontros, entre compradores e vendedores profissionais do ramo do turismo.

A cerimónia de inauguração foi presidida pela Ministra do Turismo da África do Sul, Lindiwe Sizulu, e contou com a presença de diversos dignatários do Governo sul-africano, do Corpo Diplomático Acreditado na África do Sul e de diversos Ministros do Turismo dos países africanos representados.

Na sua intervenção, a Ministra do Turismo da África do Sul, Lindiwe Sisulu, afirmou que a Africa’s Travel INDABA é um trampolim para o continente alcançar níveis de recuperação ainda maiores. “Estamos aqui porque temos a responsabilidade colectiva de reacender o crescimento e a economia do continente africano”.

De igual modo, a ministra sul-africana apelou a uma maior colaboração entre os países africanos, a fim de promoverem o turismo no continente, nomeadamente, no que diz respeito às viagens nacionais e regionais. “À medida que fazemos negócios, temos de nos lembrar que o nosso continente é também o nosso próprio mercado. Todos os países em África têm potencial para o crescimento do turismo doméstico. O turismo intra-continental das economias africanas em rápido crescimento e a crescente classe média é uma oportunidade que merece para ser explorada”.

A delegação moçambicana é chefiada pelo Director-Geral do Instituto Nacional do Turismo, Marco Vaz dos Anjos, e conta com 24 entidades expositoras, sendo 12 do sector público e 12 do sector privado. Igualmente, fazem parte da delegação membros do Consulado de Moçambique em Kwazulu Natal.

Falando no evento, o Director-Geral do INATUR referiu-se à importância da presença de Moçambique no INDABA, à retoma do turismo em Moçambique, à evolução e à inovação dos produtos turísticos após a pandemia da COVID-19. Referenciou ainda a criação de pacotes em programas de promoção conjunta e vistos, no âmbito da cooperação regional, entre outros assuntos.

Esta quarta-feira(4), foi celebrado o Memorando de Entendimento Triland, que visa dinamizar a cooperação e divulgação do turismo entre Moçambique, eSwatini e Mpumalanga(África do Sul). O instrumento foi assinado pelos Directores Gerais do Turismo das regiões envolvidas.

Importa referir que, no decurso dos trabalhos, o Stand de Moçambique foi visitado em momentos separados, pela Ministra do Turismo da África do Sul, Lindiwe Sezulu, o Ministro do Turismo do Malawi, Michael Bizwick, e Ministro de Ambiente e Turismo do Reino de Eswatini, Moses Vilakati.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: