Ministério da Cultura e Turismo

XI Festival Nacional da Cultura

O Ministério da Cultura e Turismo realiza no presente ano, o XI Festival Nacional da Cultura, sob o lema “Cultura a Força que Une a Nação Rumo ao Desenvolvimento”, um evento enquadrado no Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, que irá decorrer na Província de Maputo.

O XI FNC tinha sido programado para o ano de 2020, na Província de Maputo, porém, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 que assolou o mundo inteiro e em particular a Moçambique, e no cumprimento do Decreto presidencial no 11/2020 de 30 de Março, que declara o estado de emergência por razões de calamidade pública em todo o país, na sua alínea d) do artigo 3, relativo à realização de eventos públicos e privados como actividades culturais, entre outros, o governo decidiu cancelar o XI FNC.

No entanto, com o alívio das medidas para a prevenção da Covid-19, declaradas pelo decreto 4/2022 de 18 de fevereiro, foi permitida a retoma da realização de eventos públicos e privados, como os festivais, e com a decisão da 22ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada no dia 28 de Junho de 2022, foi programada a realização da fase final do XI FNC para Agosto de 2023, antecedida pelas fases do posto administrativo, distrital e da provincial cuja cerimónia de relançamento do festival está prevista para breve.

O evento tem em vista estimular mudanças positivas em vários domínios da sociedade, tendo as artes e cultura como um mecanismo de diálogo construtivo e de intervenção; promover a troca de ideias entre diferentes actores culturais, sobretudo os artistas; discutir de forma aprofundada o espaço das artes e cultura em Moçambique e irá abranger todas as expressões culturais, com destaque para a literatura, música, dança, moda, teatro, cinema, artesanato, artes plásticas, entre outras.

Os festivais nacionais da cultura assumem um papel importante na promoção do conhecimento do nosso rico e diversificado património cultural, visto que contribuem para cristalização da unidade nacional, paz e coesão social, trazendo inúmeros ganhos a nível político, cultural e sócio-económico.

Importa referir que o Festival Nacional da Cultura é organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo com o financiamento do Governo de Moçambique e parceiros de cooperação. Partilhamos algumas imagens da cerimónia do lançamento do XI FNC realizado em Março de 2020, no bairro de Ndlavela.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: