Ministério da Cultura e Turismo

INATUR INICIA ANO DE EXCURSÕES NO PARQUE NACIONAL DE MAPUTO COM FOCO NA DINAMIZAÇÃO DO TURISMO DOMÉSTICO

O Instituto Nacional do Turismo – INATUR, braço executivo do Ministério da Cultura e Turismo, organizou, sábado (18 de Março), uma excursão ao Parque Nacional de Maputo – PNM, com alunos entre os 11 e os 14 anos de idade da Escola Primária a Luta Continua e da Escola Secundária da Munhuana.

Os alunos, acompanhados por professores e uma equipa de profissionais do INATUR e da Direcção Provincial da Cultura e Turismo, fizeram a passeata pelo parque e contemplaram a natureza: diversos animais e lagoas que constituem os melhores atractivos do local.

De seguida, participaram na palestra “Importância do meio selvagem para o turismo”, proferida por Rodolfo Cumbana, Engenheiro Agrónomo com larga experiência em biodiversidade e gestão ambiental.

Na palestra ficou patente a ideia da protecção e preservação do meio ambiente como um atractivo para o desenvolvimento do turismo de natureza; a necessidade dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente, através da adopção de práticas a favor do ecossistema marítimo; e a importância do plantio de mangais. Ainda na palestra, falou-se, igualmente, dos inúmeros benefícios da natureza com foco na utilidade e na função milagrosa de diversas árvores.

Depois do momento de aprendizagem, seguiu-se para uma visita ao White Pearl Resort, um empreendimento turístico de referência na Ponta Mamoli.

A Directora dos Serviços de Classificação e Formação do INATUR, Telma Sono, disse que esta excursão consubstancia a materialização de um dos objectivos do sector com intuito de dinamizar o turismo doméstico, como aposta do Governo claramente incectivada e apoiada pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

O programa está enquadrado na cadeia de actividades que o INATUR tem agendado para este ano, cujo objectivo é criar um campo de cruzamento de conhecimentos que vão contribuir para a melhoria de acções de cidadania e consequente evolução da educação e cultura de prática do turismo. Na sequência da excursão, ainda este ano, estão programadas outras, para Cidade de Maputo, para Namaacha e, por fim, para Reserva Nacional de Chimanimane, em Manica.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: