TESTEMUNHAM VIDA E OBRA DE MACHEL
Após a brilhante actuação na noite de 19 de Outubro, num evento que com contou com especial presença da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, família Machel, membros do governo e do Conselho Consultivo do MICULTUR, entre outros convidados, “Hanya Machel” apresentou-se na manhã de 20 de Outubro, a uma plateia composta por estudantes das escolas primárias das cidades de Maputo e Matola.
Com efeito, o Grande Auditório do Centro Cultural Moçambique – China, recebeu uma plateia interventiva e animada que testemunhou o percurso do saudoso presidente Samora, figura que nutria especial atenção pelas crianças.
O bailado representou artisticamente a infância de Samora em Chilembene, sua terra natal, a sua formação como enfermeiro, a sua militância, a celebração da independência nacional, entre outros momentos marcantes da sua obra.
E com a frase “Um povo não pode despedir-se da sua história ”, o bailado chegou ao fim, e consigo, as celebrações do 90º aniversário natalício de Samora Moisés Machel.