Ministério da Cultura e Turismo

MATERULA SATISFEITA COM O GRAU DE CUMPRIMENTO DO PLANO ECONÓMICO SOCIAL E ORÇAMENTO DO ESTADO (PESOE) RELATIVO AO I SEMESTRE DE 2022

O Ministério da Cultura e Turismo, realizou Sob o Lema: “Cultura e Turismo como Factores de Revitalização Económica”, o seu VII Conselho Coordenador, nos dias 21 e 22 de Julho do presente ano, na localidade de Ponta do Ouro, Distrito de Matutuine, Província de Maputo. O VII Conselho Coordenador tinha como objectivo avaliar o grau de execução das prioridades do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 e do Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2022, relativo ao 1º Semestre; analisar os planos, as políticas e as estratégias relativas às atribuições e competências atinentes ao sector da Cultura e Turismo e fazer as devidas recomendações. Para o efeito, nos dois dias do Coordenador, foram apreciados e discutidos temas tais como: Os balanços do Plano Económico e Social executado a nível central e local; a implementação intermédia do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024; o balanço da execução do Plano Estratégico da Cultura 2012-2022 e o balanço intermédio do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo 2016-2025.

Na ocasião, Eldevina Materula afirmou que os objectivos e os resultados traçados no VII foram alcançados. Com o abrandamento das medidas de contenção da COVID 19 no início de 2022, o sector começou a dar sinais de vitalidade. No que respeita ao grau de desempenho do Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESOE) I Semestre de 2022, o sector registou uma realização positiva de 100% em relação as metas dos indicadores de produtos planificadas. Durante o evento, foram abordados aspectos que irão concorrer para o reforço e melhoria da acção governativa e para prossecução de acções que irão aumentar a contribuição da cultura e do turismo no crescimento económico do país. As discussões em torno dos temas abordos permitiram aprofundar o conhecimento que se tem sobre o Sector da Cultura e Turismo embora ainda se nota fraco domínio dos instrumentos orientadores em cada uma das instituições. Neste aspecto a dirigente destacou a importância da formação dos quadros e técnicos em exercício, orientada para a missão e visão do Sector da Cultura e Turismo para garantir sua especialização.Os temas debatidos neste Conselho Coordenador, irão permitir e garantir uma implementação eficaz de políticas e medidas para a recuperação e resiliência do Sector da Cultura e Turismo bem como estimular o sector privado, os trabalhadores e os artistas a se empenharem na retoma das suas actividades para que a Cultura e Turismo sejam de facto, factores de revitalização económica do nosso país. Esta é uma grande oportunidade de se repensar profundamente sobre a promoção do Destino Moçambique para melhorar os resultados da participação do país em feiras internacionais do turismo, capitalizando o papel das Embaixadas de Moçambique no exterior bem como as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de comunicação e informação.

Materula instou aos membros do conselho coordenador a pautarem por uma boa comunicação institucional e domínio profundo do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, das Estratégias e Políticas do sector assim como de todos os processos e dos intervenientes envolvidos, a serem capazes de coordenar e planificar acções, definir medidas correctas e identificar os recursos necessários para a realização deste compromisso com sucesso. Uma vez os recursos existentes serem escassos, há necessidade de fortalecer a capacidade de agenciamento de recursos, não só junto dos parceiros de cooperação internacional, mas também, das empresas públicas para que os programas de apoio à cultura e ao turismo estejam sempre alinhados com as prioridades do Programa Quinquenal do Governo e as estratégias e políticas do sector. A governante desafiou ainda a necessidades dos membros do Conselho Coordenador desenvolverem programas que motivem os jovens a participarem em actividades culturais e a assumir o turismo doméstico como alternativa viável para suas férias e para outros eventos sociais e de lazer.

Durante a realização do VII Conselho Coordenador Eldevina Materula anunciou a aprovação da candidatura do Mapiko a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, bem como a introdução do visto eletrônico, uma acção que irá flexibilizar a emissão de vistos, incrementar o fluxo turístico e atrair investidores.

Importa referir que a cerimónia de abertura do VII Conselho Coordenador do MICULTUR contou com a presença do senhor Lúdgero José Gemo, em representação de Sua Excelência Júlio José Parruque Governador da Província de Maputo; da senhora Administradora do Distrito de Matutuine, Juliana Mwitu que esteve também em representação de Sua Excia Vitória Diogo, Secretária de Estado da Província de Maputo.

O Conselho Coordenador foi abrilhantado pelo grupo cultural de Xigubo de Bela Vista, do Distrito de Matutuine.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: