Ministério da Cultura e Turismo

MINISTRA DA CULTURA E TURISMO INAUGURA PRAÇA MARCELINO DOS SANTOS NA ILHA DE MOÇAMBIQUE

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Mateula, inaugurou, este sábado (20), em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, a Praça Marcelino dos Santos, onde está, igualmente, erguida a estátua do nacionalista e pan-africanista que, se fosse vivo, completaria 94 anos na ocasião.A praça foi implantada no Posto Administrativo de Lumbo, Ilha de Moçambique, local onde Marcelino Dos Santos nasceu.
A entrega abnegada a causas nobres e colectivas, às várias frentes de luta travadas em prol da construção do Estado e da libertação dos povos de África foram reconhecidas a Santos quando, em 2015, foi agraciado com o título de Herói da República de Moçambique, ainda em vida, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Vários outros títulos, homenagens e condecorações foram atribuídos a Marcelino dos Santos, a nível nacional e internacional. 
Esta é mais uma iniciativa quevisa prestar homenagem a uma das figuras cujo percurso de vida é indissociável da História contemporânea de Moçambique e do processo de edificação do Estado moçambicano, desta vez, protagonizada pela Associação Marcelino dos Santos.
Eldevina Materula referiu que, com a praça, “imortalizamos a sua imagem, os seus valores e as suas ideais, pois, além da estátua, o conjunto monumental é complementado por painéis didácticos com informação histórico-cultural essencial para a educação patriótica e patrimonial, com relevância para a definição da nossa identidade”.
Marcelino dos Santos é uma personalidade incontornável na história da luta pela nacional da dominação colonial. É, igualmente, uma figura que não se dissocia das conquitas e realizações contemporâneas e, principalmente, no processo de edificação do Estado moçambicano.
No mundo das letras, o Herói Nacional tem como pseudónimos Kalungano ou ainda Lilinho Micaia.
A Ministra afirmou ainda que a Praça Marcelino dos Santos deve assumir o seu papel como símbolo da memória, bem como local de lazer ou turístico e fonte de aprendizagem. Neste sentido, é fundamental que, a vários níveis e de forma integrada, sejam criadas condições técnicas e institucionais para o cumprimento do papel que se espera do monumento.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: